quarta-feira, janeiro 09, 2013

O Gato e o Rato (fábula encravada)

O Blogger, simpático como é, volta e meia, pimba! Prega-me uma partida. De repente, sem avisos nem água vai, muda as regras do jogo.
Deve achar que é pecado ser assim como eu sou, conservador, apegado a costumes antiquados, apreciador de velhas fábulas e põe-me de castigo.
Não que o Blogger não tenha alguma razão. Eu mereço!
Mesmo sem ser contrário às mudanças (tenho várias no meu carro e até as uso a todas), há coisas que me irritam: por exemplo, porque diabo achou alguém que as velhas e boas Finanças, uma praga a que já estávamos acostumados, haviam de mudar de nome?
Chega um cidadão ali à vila e pergunta, «o senhor, fachavor, dizia-me onde é que é as finanças?» e o prestável transeunte aponta, «é logo ali, vocemecê corta ali à direita e é a primeira porta...»
E o cidadão, com ar triste diz que «pois, também ele pensava, as Finanças sempre tinha sido ali, mas agora estava lá uma coisa, a Autoridade Fiscal e Aduaneira... E agora, onde é que ele ia pagar o imposto de não sei quê, aquela coisa que dantes era o selo do carro, mas agora é só um papel...»
E a conversa podia não ficar por aqui.
Se o cidadão tivesse tempo e paciência bem podia ouvir dizer que um tal Vítor Gaspar até já tinha dado fazer cartões de visita novos:
Vítor Gaspar
Ministro da Autoridade
(Fiscal, Aduaneira e Correlativos)
Mas, enfim, parece ser um arraigado costume indígena que muito estranharia a um ser civilizado por aqui de visita (felizmente não veio nenhum com a Engenheira Merkl e os que cá havia já emigraram); o Marcelo Caetano, que em tempos ocupou o lugar do Sr. Passos Coelho, para dar um primeiro exemplo, mudou o nome ao Partido Único, a União Nacional e já ninguem se lembra como lhe chamou. E à Pide de má memória, chamou Direção Geral de Segurança, como se rebaptizar as coisas lhes apagassem os curriculo. Não sei mesmo porque é que o Obama não aproveita o exemplo deste velho aliado da Nato e não chama Acapulco à famigerada prisão de Guantanamo: dava para propagandear que uns quantos prisioneiros afinal estavam era de férias.
E não ficamos por aqui. Não bastava que o Terreiro do Paço em Lisboa tivesse passado a ser a Praça do Comércio e o Rossio Praça de D. Pedro IV: foi preciso que o Largo do Caldas passasse também a chamar-se Largo Adelino Amaro da Costa.
Já viram?
Era um endereço pequenino, duas palavrinhas, treze letras contando com o «do»; agora é preciso escrever vinte e quatro. Deve ser uma simplificação, mesmo se eu não vejo como. 
E lembram-se? No tempo do tal Marcelo, e antes dele, do Salazar, os jovens podiam frequentar uma escola comercial, uma industrial ou então ir para o liceu. Quando ser quis uniformizar os cursos, o que, quanto a mim era uma necessidade premente, algum génio achou que a palavra liceu evocava não sei que elitismos e resolveu chamar a esse ensino unificado e aos estabelecimentos onde era ministrado «secundário». Podia ter-lhe chamado Liceu, que era bonito, tinha um sabor clássico e escrevia-se com cinco letrinhas. Agora «escola secundária» escreve-se com dezasseis, mais um espaço e um acento.
Simplicidade, a quanto obrigas!
E, já que o Obama não aprendeu nada connosco, o Blogger podia ter-lhe seguido o altivo exemplo.
Mas não: também o Blogger deve ter querido simplificar qualquer coisa e agora para aqui estou eu às aranhas: é que o Portugal, caramba! foi, desde o início, um blog ilustrado.
Bem sei que não era lá grande coisa, mas eu divertia-me a escrever umas coisinhas e depois pintava uns bonequinhos, e pumba! Clicava ali em cima onde diz «inserir imagem» e procurava num dos meus arquivos o boneco que queria inserir. Depois era só «publicar».
Agora, se lá for clicar, manda-me seleccionar um ficheiro e dá-me como opções coisas como a minha webcam, este próprio blog ou «a partir dos Albuns Web Picasa» que não sei o que seja, mas onde me aparecem três o quatro dos meus próprios desenhos já antigos e só esses.
Como faço agora?
Publico outra vez o que já está no blog? Não me apetecia muito. Queria fazer coisas novas, brincar com elas no photoshop e pô-las depois por aqui.
Porque diabo havia o Blogger de mudar as regras do jogo?
E agora? O que é que eu faço, não me dizem?
-
-
 E pronto: quando não os podes combater, junta-te a eles e escolhe uma coisa qualquer. Este desenhinho, por exemplo, chamava-se «Alice encontrou os ratos que roeram a rolha da garrafa do Rei da Rússia» e eu não desgosto dele. Sempre são uns ratitos. Os gatos que se lixem. 
-

7 comentários:

Elemento Musical disse...

O desenho é uma maravilha. Deixa lá que não és só tu a não se entender com as novas funcionalidades do blogger. Sê bem vindo ao clube. :-))

tacci disse...

Caro Matumbo:
O que me lixa o juízo é impingirem-me essas tais novas funcionalidades sem que ninguém lhes tenha encomendado o sermão. Esta do Picasa, então, seja lá ela o que for, não me estava a fazer falta nenhuma; não quero partilhar albuns com Google nenhum para além do que vou fazendo aqui no Portugal, caramba!
Enfim, se descobrir como posso evitar este imbróglio aviso.
Um abraço.

Anónimo disse...

заработок В Интернете По Картинкам сокращение Доходов заработок Деньги Онлайн ищу Работу В Сетевом Маркетинге комиссионные Доходы [b][url=http://plusdruga.ru/]новые способы заработка[/url] [/b] заработок На Риске Играть
[b][url=http://shtukarus.mg-s.biz]операционные доходы и расходы[/url] [/b] работа В Интернете По Графике совокупный Годовой Доход анализ Прочих Доходов И Расходов [b][url=http://gold-million.ru]способы стать богатым[/url] [/b] анализ Бюджета Доходов И Расходов работа Фрилансером В Интернете лучшие Сайты Для Заработка

____________________________
http://mountainboarding.com.ua/forum_new/index.php?topic=33496.new#new
http://gogunskii.com/forum/index.php?/topic/28073-%d0%b1%d1%8b%d1%81%d1%82%d1%80%d1%8b%d0%b9-%d1%81%d0%bf%d0%be%d1%81%d0%be%d0%b1-%d0%b7%d0%b0%d1%80%d0%b0%d0%b1%d0%be%d1%82%d0%b0%d1%82%d1%8c-%d0%be%d0%bd%d0%bb%d0%b0%d0%b9%d0%bd/
http://bigcomm.ru/index.php?/topic/1123/
http://forum.spas.by/viewtopic.php?f=209&t=60636

ana disse...

Eu tomei uma atitude radical: mudei para os blogues do sapo

tacci disse...

Anónimo::
Dizes coisas muito interessantes, aposto, mas palavra que não entendo raspas.
Enfim, comunicar sempre é comunicar...
Aparece sempre.

tacci disse...

Anita:
Felizmente o Blogger apiedou-se de mim e, ao fim destes dias todos, já me deixa pôr aqui os meus bonequinhos.
Ir para o sapo, se calhar, até não seria má ideia. Mas, por enquanto, vou ficando por estas bandas.
Abraço.

Anónimo disse...

side effects of flagyl 400 mg
[url=http://www.jnf.nl/swf/log/1/2-mg-propecia-per-day.html]2 mg propecia per day[/url]
coumadin effects take how many days to occur
buy diovan online uk
arcoxia tabletas de 120 mg
http://www.jnf.nl/swf/log/31/buy-clomid-online-uk.html