quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Subsídios para o Livro de Aka (XIII)


- Aia - chamou Aka, em voz baixa, meditativa. - Podemos ir Nova Iorque?
- Não. Porquê?
Aka não respondeu.
Em vez disso, argumentou:
- Podíamos ficar em casa da Tia Louella. Mesmo que fosse só por dois ou três dias. O Tio Abraham ainda é representante no FMI, acho eu. Era quase só o dinheiro para o avião e para os taxis.E podíamos ir naquela classe, tu sabes, a menos cara.
- Seríamos um embaraço para o pobre Abraham, Aka.
- Mesmo que fosse só ir e voltar no voo seguinte? Cinco ou seis horas bastavam, Aia.
- Aka! Bastavam para quê?
- Para irmos ao Metropolitan Museum.
- Não me parece mal. Mas em cinco horas é um disparate, Aka. Se queres, para o ano que vem podemos passar um par de semanas a visitá-lo.
- Mas Aia, depois podemos pensar em ver tudo o que tu quiseres. Agora era só ver uma coisa e voltar.
- O que é que tu queres ir ver?
- A Petite danseuse de quatorze ans.
Este livro idiota conta a história de um jovem poeta que vai passear ao Jeu de Paume e apaixona-se pela Danseuse.
Fui ao Jeu de Paume e os Degas já lá não estavam.
Fui ao Orsai e a escultura não está lá, não sei porquê.
De qualquer maneira é só a porcaria de uma cópia.
Em Nova Iorque há outra um bocadinho diferente.
O original, foi um asiático qualquer que o comprou há pouco tempo .
Achas que foi aqule amigo do Pai, o Georges Eduard Fu?
Há dois anos comprou um Rembrant e já tinha outros quase tão caros.
- Aka, não faço ideia nenhuma.
De qualquer maneira, se não temos dinheiro para ir a Nova Iorque, a Hong Kong ainda menos. Vamos lá para o ano, se daqui até lá não te esqueceres.
- Para o ano já não quero ir.
Já não tenho catorze anos.
O tempo não pára, Aia.
Não é estúpido?
-
- Sabes, Aia? Afinal já não é preciso ir a Nova Iorque.
Podiamos ir só a Londres, à Tate.
- Talvez. Não vejo porque não.
De qualquer modo, telefonei ao marchand do teu pai que é um homem amável.
A escultura que tu queres ver está de volta ao Orsai no fim do mês que vem.
Esteve emprestada no Brasil, acho eu.
Não sei bem onde é São Paulo.
Mas são tudo cópias, Aka.
Podes ter uma se quiseres, disse ele.

Sem comentários: