terça-feira, setembro 14, 2010

Sala de Espera


Não são bonitas de se ver, as pessoas deitadas numa maca, quando o ideal de serenidade da escultura clássica cede passo ao seu contrário, o barroco, o excessivo, o verso e o anverso da mesma absurda caminhada.
E, talvez por isso, são fascinantes os seus rostos.
Não sei o que seria mais impúdico, se entrar pela sala de espera das urgências de Santa Maria um paparazzi, a máquina em punho o flash aos tiros a ofuscar toda a gente; ou se aperecer eu, vagarosamente, com um banquinho, o ar de quem pede desculpa e o bloco A3 mais o lápis B6 e sentar-me em frente de doente a desenhá-lo; ambos esteríamos a captar o sofrimento.
Um esquiço rápido, feito num caderninho, disfarçadamente e com um sentimento de vergonha é a nossa câmaro oculta. A aguarela virá depois, quando puder ser. Mais do que isso seria faltar ao decoro: seria violar as regras que presidem aos rituais da doença e da morte.
Note-se que «decoro» é uma palavra muito fora de uso - e que aprendi com a minha mãe - que a aprendeu de avós antigas. Somos um tanto conservadores nesta família.
-
Por curioso que pareça, se o decoro está fora de moda, proliferam por aí as revistas de decoração.
Se calhar, não passa de um pequeno deslizar do conceito.
Talvez dantes importasse mais o sujeito e os seus actos, como no conto de Eça:
"Não se pôde nunca precisar nitidamente aquele embróglio doloroso. O que era positivo é que Macário era fiador, Macário devia desembolsar. Quando o soube, empalideceu e disse simplesmente:
-Liquido e pago!"
Agora contam principalmente os décors, os cenários deste palco em que somos actores e em que queremos ser aplaudidos e a diferença, se diferença houver, está em que o decoro tinha tudo a ver com o que se aparentava: honradez, a impassibilidade, o controlo das emoções, a razoabilidade; tinha a ver com a serenidade ideal do estóico, mesmo sendo apenas show off, exibição de si no showbiz da personalidade.
E foi decoro o que tiveram, pese aos realizadores de Hollyhood, os cavalheiros nas suas casacas enquanto o Titanic se afundava:
"Não, não! Por favor! As mulheres e as crianças primeiro!"
Debruçados das amuradas, viram afastar-se as baleeiras carregadas até à borda, acenderam um último charuto, a orquestra continuou a tocar.
Que mais se pode fazer ante a desgraça, a eminência da morte, do sofrimento? Torcer-se, gritar, arrancar os cabelos?
Não. Seria faltar ao decoro, ao bom gosto.
Quando muito, um pequeno esgar, as unhas por um momento cravadas na palma da mão, um pensamento fugidio: «Meu Deus! A água deve estar mesmo gelada...»
Não se tem coragem para esperar mais: salta-se para o negrume.
Como outros também saltaram quando o World Trade Center se incendiou.
Para não dar, quem sabe se a si mesmo, o espectáculo da dor incontrolável.
A urgência de um hospital tem sobre o Titanic uma superioridade clara: a esperança. Vai-se lá porque se quer um remédio, uma ajuda, uma palavra.
E tem uma inferioridade. Não há veludos, as luzes são cruas. As salas de espera são acanhadas, talvez porque ninguém pensou na música. A Maria João Pires que já deu um concerto empoleirada na caixa de uma camioneta, não teria onde instalar um piano, nem que fosse só de meia cauda. O espaço falta constantemente para mais uma maca, mais uma cadeira de rodas.
No Titanic havia medo.
Em Santa Maria, junta-se-lhe a dor. Mas há a preocupação com a compostura, com o decoro: há sempre alguém a compor a dobra do lençol de uma maca.
E são poucas as pessoas que se descontrolam. Nas oito horas seguidas que lá estive não dei fé senão de uma que gritava pelo nome da acompanhante. A portar-se mal, só os acompanhantes quando refilavam por causa dos tempos de espera:
- Parece que estão a gozar com a gente!
- Pois é, só neste país...
Quem estava verdadeiramente mal sofria com decoro. Em silêncio, quase.
Muitas vezes sòzinho.
Eu, o mais discretamente que conseguia, rabiscava no meu caderno.

8 comentários:

ana disse...

A etiqueta diz tudo.

jad disse...

Boa tarde, Tacci.

Para não variar mais um texto lindíssimo na análise, no decoro ou no pudor, que é um conceito que também está fora de moda, e na qulidade de escrita. Há uma contenção no olhar perante a dor, o sofrimento, a perda que se vai esvaindo perante a voracidade bigbroderiana que enchem páginas de revistas e horas de tv. Vale a pena apelar ao silêncio, ao respeito pelo silêncio do outro e ensinar os nossos filhos, alunos e educandos a protegerem o seu próprio olhar e adoçá-lo com decoro e pudor.

Bravo, Tacci.
Abraço

Graza disse...

E depois de todo aquele decoro e contenção em cubículos monótonos, saímos para amplos parques de estacionamento arejados onde alguns topos de gama á sombra se riem das peripécias das nossas maleitas. Perdemos definitivamente importância para quem planeia, porque um metro quadrado de parque rende mais do que um de sala de espera.

tacci disse...

Pois diz, Anita.
Se clicares em cima dela dá para ver o que eu entendo por essa palavra que também caiu em desuso.
Um abraço.

tacci disse...

Jad, ainda bem que estás de volta. E obrigado pelo teu apreço: era precisamente isso o que eu queria mostrar; tu foste directamente ao objectivo.
Um abraço para ti também.

tacci disse...

O homem passou a ser uma mercadoria como outra qualquer, Graza; compra-se, vende-se, espreme-se para que deite sumo, para depois se vender de novo o que restar: à Servilusa, por exemplo.
Já só nos resta apelar às fisgas, ou ainda não?
Um abraço.

Graza disse...

Ó Tacci as fisgas nunca devem estar arrumadas: sempre no bolso, prontas, com os elásticos caídos ao longo dos calções! As outras... são a fingir, só aleijam as orelhas. Uma fisgada purifica, então...

tacci disse...

Tem razão, Graza.
Vou buscar a minha.
Outro abraço.