quinta-feira, outubro 02, 2008

Marketing agressivo ou falta de chá?

.
- Oi, ganda maluco! Tá-se bem?
.

Acreditam?
O meu novo computador passou-se e desatou a tratar-me por "você"!
Não sei quem foi a gentil empresa que achou que era fixe tratar-me assim, como se estivesse em casa do seu sogro. E logo a mim, que, de pequenino, ouvi dizer que «Você é estrebaria...»
Mas deve ser uma nova técnica de marqueting agressivo.
Ou então, pronto: é o Português do Brasil, mesmo se, acredito, por lá também sabem dizer Senhora e Senhor.
Mas há pior.
A TMN, por exemplo, também acha bué da cool rematar as mensagens que me manda com um descontraído «até já».
Até já? São parvos? Acham que eu sou da idade deles?
Eu sei que já não se usa o tradicional «de V. Exª. atentos, veneradores e obrigados», mas daí ao à vontade de um «até já» parecia-me ir alguma distância.
«Os nossos cumprimentos», por exemplo, talvez exigisse mais uns caracteres, mas era educado.
Até mesmo não pôr nada seria preferível. E que tal apenas «obrigado»?
A mensagem que me mandaram hoje ficaria assim: «com este carregamento acumulou X pontos. Para consultar saldo ponto t (actualizdo cada 24h) envie SMS gratis c/'pontos' para 12096 ou va http://www.tmn.pt/. Obrigado.»
Enfim, não seria o cúmulo da educação. Mas já era aceitável, sobretudo se se lembrassem de que, no português, de Portugal como do Brasil ou de Cabo Verde e Timor, há acentos que se podiam pôr em «grátis» e «vá». E também há virgulas, sabiam?
Mas não. Em vez do simples obrigado, a empresa permite-se acrescentar: Ate ja. Também sem acentos, claro.
São analfabetos, dir-me-eis.
Não, não creio. São malcriados, pronto.
Mas, há mais.
Não é que a mesma TMN se autoriza o envio de mensagens como esta: «Habilita-te ao CD do filme Mamma Mia! Personaliza o sinal de chamada com musicas do filme....»
Acentos, claro, também não há.
Mas, sobretudo, não me lembro de ter autorizado quem quer que fosse a enviar-me esta publicidade obviamente não solicitada.
E muito menos a que um bando de nem-sei-que-lhes-chame analfabetos me trate por tu.
Sabem que mais?
Acho que os mentores desta agressiva campanha de marketing se inspiraram naquelas senhoras que dantes nos convidavam a telefonar para as linhas eróticas e diziam com voz doce: «Mi liga, vá... »
Acreditam?

2 comentários:

ana disse...

e eu a pensar que ias colocar na etiqueta: "estou mal disposto"

está bué da fixe, meu! :)

tacci disse...

Coloquei. Mas só hoje, depois de umas correcçõesinhas. E de já não estar tão mal disposto, claro.