quarta-feira, dezembro 20, 2006

- Sim, titi.


Numa sala forrada a papel escuro, encontrámos uma senhora muito alta, muito seca, vestida de preto, com um grilhão de ouro no peito; um lenço roxo, amarrado no queixo, caía-lhe num bioco lúgubre sobre a testa; e no fundo dessa sombra, negrejavam dois óculos defumados. por trás dela, na parede, uma imagem de Nossa Senhora das Dores olhava para mim, com o peito trespassado de espadas.

- Esta é a titi - disse-me o Sr. Matias. - É necessário gostar muito da titi... É necessário dizer sempre que sim à titi!

Lentamente, a custo, ela baixou o carão chupado e esverdinhado. Eu senti um beijo vago, duma frialdade de pedra; e logo a titi recuou enojada.

- Credo, Vicência! Que horror! Acho que lhe puseram azeite no cabelo!

Assustado, com o beicinho já atremer, ergui os olhos para ela, murmurei:

- Sim, titi.

Eça de Queiroz, A Relíquia

5 comentários:

Gi disse...

Bem o disse, bem o fez... falo da Titi Patrocínio, claro! Essa assusta mesmo e não é preciso ser criancinha.
Há na realidade pessoas muito autoritárias, só é pena que o consigam mais pela lei do terror do que a do respeito.
Bom dia Tacci, tenha o resto de um bom dia

Gi disse...

Não sei da minha disponibilidade para vir aqui antes do Natal portanto vou aproveitar este cantinho para deixar os meus votos de Boas festas para si e para os que lhe são queridos.
Obrigada pela companhia que me tem feito e pelas palavras que tem dispensado.
Tudo de bom para si Tacci

tacci disse...

Ficou mesmo feia, velhaca e horrível, não ficou? E beata de todo, espero eu.
Se não nos encontrarmos aqui - ou do seu lado - antes do Natal, que tenha umas festas muito carinhosas rodeada de pessoas bonitas e muito queridas. E obrigado pela sua presença e pelo seu incentivo.
Um abraço, Gi.

Gi disse...

Tacci estou a ultimar os preparativos para a festa de mais logo, mas não quis de deixar de vir aqui deixar um último abraço. Neste fim de ano, quando fizer o balanço das coisas boas que me aconteceram, vou por certo lembrar os amigos recentes que tive o prazer de conhecer e que já fazem parte do meu quotidiano, se bem que virtual.
Um muito obrigada e Feliz Natal.

Nota: Sou novata em termos de informática e pouco esforçada para aprender. Quando quiser ver um vídeo/animação que coloco no blog nunca clique na imagem que não vai a lado nenhum :O)é que não sei fazer isso... vá sempre ao link.
Um abraço
Gi

tacci disse...

Gi:
Como estive fora não poude agradecer-lhe estas suas bem simpáticas palavras. A sua presença nesta pontinha do labirinto bloguista tem sido uma das melhores recompensas que ele me trouxe.
Bem haja.