quarta-feira, maio 14, 2008

Os Diamantes são para sempre (continuação)

Junto com o «Blog Diamante», tivemos direito ainda a esta recompensa, a que podíamos chamar o prémio Bonsai:
É um prémio feliz. Não tem nada a ver com o resto deste post onde tenho de indicar seis coisas detestáveis.
Mas, o que tem de ser, tem muita força. O Kundera, n'A Insustentável leveza do Ser, dizia isto em alemão, tipo it must be, mas com a força de um Beethoven versão Wagner, o peso de um Goethe e o desespero de Kleist. Se encontrar o livro por aí, prometo copiar para ficarmos a saber como se exprime o destino na língua que Nietzshe e a Chanceler alemã partilham.
Em vésperas de acordo ortográfico e sem saber muito bem como é que o Senhor Dr. Vasco Graça Moura (o mais caramba dos Portuguêses, Caramba!) quer que eu eu escreva, eu, pobre de mim, limito-me a dizer, em tom humilde:

- Então, se os Senhores dão licença, cá vai!
A primeira coisa detestável é o Sr. Presidente da República mai-la Primeira Dama.
A segunda é o Governo todo, Ministros, Secretários e Subsecretários de Estado e tudo. Ah! E os chefes de gabinete e um ou outro dos Directores-Gerais.
A terceira é mesmo a oposição. Do Fernando Rosas ao Paulo Portas.
A quarta é a Polícia, os Carcereiros, os Juízes, a Emel e toda essa gente.
A quinta é o Ministério das Finanças com a sua Direcção-Geral dos Impostos e Extorsões.
A sexta, e infelizmente a última, das coisas detestáveis são as gloriosas Forças Armadas. Bem sei que fizeram o 25 de Abril. Mas pronto, a seguir iam-se embora satisfeitinhos, boa, boa, fizemos uma coisa bem feita, mãezinha, já podemos comer a sobremesa?
Mas não! Em vez de irem... insistem.
E pronto: seis coisas detestáveis ou, como mais delicadamente dizia o blog da Gi, seis coisas de que eu não gosto.
Mas...
- Então e o bancos, os banqueiros, o spread e o euribor, hem? - grita-me um.
- E a televisão, a dona Teresa Guilherme, os apanhados, o um contra todos e a Dona Fátima Campos Ferreira? - grita outro.
- Olhem lá! - respondo eu. - Eram só seis coisas de que eu não gosto, ouviram? Seis. Não queiram transformar estas seis coitadinhas em seiscentas e sessenta e seis, que é o número da besta.
- Beh! Queres apostar que a pobre da besta 666, se visse este país, até fugia assustada?
Mas eu, aí, já não me pronuncio.
Sou um patriota, Caramba!

2 comentários:

Maria disse...

A Gi vai estar ausente do blogue uns tempos devido a "sindroma vertiginoso". Nada de grave, apenas não pode estar frente ao computador.

Obrigada

tacci disse...

Obrigado pelo aviso, Maria. Espero que a Gi melhore depressa e não só porque nos faz muita falta.