quinta-feira, maio 28, 2009

Ironia


"A forma natural da ironia é a litote - quer dizer que a ironia, como todo o pensamento senhor de si próprio, opera a fortiori. O que pode o mais, «por maioria de razão» pode o menos. A litote deflaccionista é o oposto diametral da ênfase, que é inflação e grandiloquência vã, e que não produz senão vento. Aristóteles considera a eironeia como a «carência» de uma virtude cujo «excesso» se chamasse alazoneia ou fanfarronice ..."

Vladimir Jankélévitch, L'ironie, Flammarion, 1964


Às vezes penso.
Vivemos num mundo de sabichões, de preferência televisivos.
Vocês conhecem-nos: têm o ar de «a-gente-é-que-sabe e vocês são umas bestas»; escondem-se por trás das suas organizações - económicas ou religiosas umas, politicas outras, financeiras todas - como as lesmas e os insectos se escondem da luz debaixo das pedras.
Que verdade nos resta senão a pergunta mais homeless, mais ignorante, mais mortiferamente filha-da-mãe?
Que Deus, na Sua Infinita Misericórdia, como se costuma dizer, nos ajude sempre a encontrá-la, porque fazer dela um míssil a seguir, isso já é connosco.
Com a nossa moral.
Com a nossa humanidade.
Se as tivermos, claro.

6 comentários:

Anónimo disse...

pois o que é triste é ver uma esquerda a tomar o papel de "a gente -é que sabe e vocês são umas bestas" e nem terem a consciência do que o fazem
Cristina

Graza disse...

(...) Aristóteles considera a eironeia como a «carência» de uma virtude cujo «excesso» se chamasse alazoneia ou fanfarronice ..."

Não é por Pinto da Costa ser do FCP e eu “ser” SLB, que acho há muito que o homem tem um complexo de inferioridade ou outro problema do género, que resolveu daquela maneira. Aparentemente a eironeia substituiu-lhe com êxito a carência de uma outra virtude que outros têm, e às vezes em excesso. Contudo, até tem virtudes que não destaco, para não ter que lhe alencar o resto do rol de defeitos. Foi preciso vir aqui para descobrir um sublinhado de um pensamento com tantos séculos e saber que o Aristóteles afinal já tinha dito aquilo!... Aprender até ao fim, Tacci.

Há muitos tipos de lesmas... lembrei-me destas.

Anónimo disse...

aí vocês são tão "cultos" e tem vida, para além do quererem tudo correcto? enfim tudo correcto segundo a vossa perspectiva claro!
Cristina

tacci disse...

A esquerda, Cristina?
Quem lhe ensinou essa palavra tão feia?

tacci disse...

A ironia, Graza, regra geral limita-se a perguntar.
E eu, seguindo a lição de Sócrates
(- Qual deles? - queria o meu amigo saber.
E eu dizia que só conhço um.) teria de perguntar:
FCP? Pinto da Costa? Quem são?

tacci disse...

Uh-uh! Cristina?
Está zangada?